Get Adobe Flash player
Home VIVER MELHOR Dicas Usos diferentes para sacola de supermercado

Usos diferentes para sacola de supermercado

Saiba como transformar sacolas plásticas em objetos úteis para você e sua casa


Foto: Thinkstock

O embargo à distribuição de sacolas plásticas de polietileno no comércio de diversas cidades brasileiras gerou uma forte polêmica entre os órgãos governamentais, de defesa ao consumidor, instituições de proteção à natureza e comerciantes. Como a decisão foi de que a distribuição destas sacolas voltasse a ser livre, é importante que nós aprendamos o upcycling, evitando que a indefinição deste embate nos faça acumular pilhas de sacola plástica e prejudicar a natureza.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente o uso de plásticos pela sociedade, mesmo não sendo tão alto quanto o da indústria, é bastante impactante, pois a sacola plástica, item mais comum de descarte, prejudica tanto as cidades – entupindo bueiros, provocando enchentes e permitindo com acúmulo de água a proliferação do mosquito da dengue; quanto a natureza – poluindo as águas e matando animais que a ingerem por engano.

Muitas pessoas cientes destes danos à natureza desenvolveram técnicas para reaproveitar as sacolas plásticas e dar a elas um novo uso, transformando-as em objetos úteis para própria casa ou para si. A invenção tem sido tão bem aceita que muitos destes produtos passaram a ser vendidos e geram uma renda extra para os criativos.

Artesanato com sacolas plásticas

Todos os possíveis produtos a serem gerados a partir de sacolas plásticas são originados de uma única técnica: o crochê. A única diferença entre o crochê tradicional e o crochê de sacola plástica é que ao invés do fio de lã ou tecido, utiliza-se tiras recortadas de sacolas plásticas que formam um novelo de fio de plástico.

Não há limitações sobre os pontos de crochê a serem feitos com o fio de plástico, nem quanto ao resultado do produto final, inclusive, o crochê de sacolas plásticas gera produtos mais resistentes e impermeáveis.

Tapete, Milla Roja.


Porta níquel


Cortina para banheiro


Centro de mesa


Cadeira


Bolsa

Para fazer esse tipo de artesanato você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Sacolas plásticas;
  • Creme hidratante – use um bem baratinho;
  • Agulhas para crochê;
  • Tesoura.

O modo de fazer é bem simples: comece recortando as alças e ainda o fundo da sacola que vai utilizar. Estique bem a sacola, de modo que suas dobras naturais sejam desfeitas. Depois, dobre uma das laterais até o meio da sacola e dobre novamente, usando a mesma medida anterior, deixando uma parte sem dobrar. Recorte tiras verticais de toda a extensão da parte dobrada da sacola.

Desdobre as tiras e na primeira delas faça um recorte na diagonal para que se forme uma ponta. Pegue a ponta e acompanhe até a parte que não está cortada, recorte unindo a próxima tira até que seja formado um único fio.

Este enorme fio deve ser enrolado na mão para formar o novelo de plástico a ser feito o crochê. O hidratante deve ser colocado na mão em que não se usará a agulha e toda vez que for dar um ponto, deve-se molhar a ponta da agulha no hidratante para o fio de plástico criado ficar mais maleável para o trabalho.

Se você ficou insegura por não ter conhecimentos sobre pontos de crochê, existem diversas revistas especializadas em bancas de jornal e blogs de artesãos que dão o passo a passo de diversos tipos de trançado. Não deixe de liberar a sua imaginação e potencial de fazer artesanatos lindos que ainda por cima ajudam a natureza.

Conteúdo do site Dicas de Mulher

Add comment


Security code
Refresh

VALÉRIA & VOCÊ

Valéria & Você!


Valéria de Fátima é intensa, de bem com a vida, antenada, amiga e imparcial. Este blog é nosso, mulheres e homens que se enveredam por muitos caminhos, pois sabem que são especiais.


Sejam todos bem vindos!


Boa leitura.

Curta a página

@Tweets

Informação

A categoria Saúde do blog Valéria&Você, é um espaço informativo sobre os temas relacionados à saúde, não é um substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Publicidade

Publicidades

Academia K1