Get Adobe Flash player
Home INFORMATIVO Animais Animais de estimação - eles exigem mais cuidados no verão

Animais de estimação - eles exigem mais cuidados no verão

Os animais de estimação sentem tanto ou até mais calor que os seres humanos. Por isso, necessitam de alguns cuidados especiais no verão. Estes lhes permitem passar pela estação mais quente do ano com saúde e disposição para brincar e acompanhar os donos.

Segundo o médico veterinário Fabiano Castellano, em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros bichinhos devem ter água à vontade, comida fresca e locais para se abrigar do sol forte e da chuva. Também devem estar com a higiene, os vermífugos e as vacinas em dia.

“No verão, cães e gatos podem tomar banho até duas vezes por semana, desde que com produtos adequados. O ideal são os shampoos anti-pulgas especiais para animais, que não gerem irritações na pele”, afirma. “A tosa também é indicada para os bichos mais peludos, proporcionando-lhes mais conforto nos dias de calor”.

Saiba falar com seu cachorro

A proprietária Ana Carolina Minguetti não descuida de sua cachorrinha Belinha, que está com dois anos de idade. De pelos longos, o animalzinho costuma sentir mais calor e ficar bastante ofegante no verão.

Por isso, recebe tratamento especial. “Belinha toma banho todo sábado e é tosada uma vez por mês. Além disso, cuido para que ela tenha bastante água”, conta Ana.

Quanto às vacinas e vermífugos, os proprietários devem se manter atentos para garantir que a carteirinha dos animais permaneça em dia. É importante que os produtos sejam ministrados sob orientação de veterinário.

“Quem vai levar o animal para o litoral também deve utilizar algum produto para prevenir dirofilária, provocada por um verme que ataca o coração”, lembra Castellano.

O gato e a caixa higiênica

Para evitar mal estar e estresse, principalmente em cachorros, os passeios devem ser controlados. Principalmente entre animais de pele branca, que não devem sair em horários de sol forte.

“As pessoas devem tomar os mesmos cuidados que tomam com crianças, procurando fazer as caminhadas antes das 10 da manhã e nos finais de tarde”, diz o veterinário.

Faça uma apresentação dos seus animais de estimação

Quanto ao transporte em carros, dentro da cidade ou em estradas, é obrigatório levar os animais dentro de caixas especiais ou presos com cinto de segurança, sendo que eles nunca devem ficar soltos entre os bancos ou no colo. O veículo também deve ser mantido fresco para evitar que o animal sofra. O ideal é ligar o ar condicionado.

Informativo: Paraná Online

Add comment


Security code
Refresh

VALÉRIA & VOCÊ

Valéria & Você!


Valéria de Fátima é intensa, de bem com a vida, antenada, amiga e imparcial. Este blog é nosso, mulheres e homens que se enveredam por muitos caminhos, pois sabem que são especiais.


Sejam todos bem vindos!


Boa leitura.

Curta a página

@Tweets

Informação

A categoria Saúde do blog Valéria&Você, é um espaço informativo sobre os temas relacionados à saúde, não é um substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Publicidade

Publicidades

Academia K1