Get Adobe Flash player
  
Home VIVER MELHOR Sua Casa Ideias para o canto embaixo da escada

Ideias para o canto embaixo da escada

Nenhum espaço se perde dentro de uma casa. Todos têm o poder de se transformar e ganhar utilidade. Embaixo da escada, por exemplo. Já pensou em dar uma nova cara a esse cantinho geralmente esquecido? Lá, é possível criar de lavabo a um pequeno home office. Se a altura disponível ultrapassar os 2 m, pode dar asas à imaginação.

Mas, se for muito inferior, “é recomendável adotar apenas prateleiras ou armarinhos, a fim de evitar cabeçadas”, alerta a arquiteta Flávia Portela. Na falta de metros quadrados para projetos mais audaciosos, você ainda pode aproveitar e acomodar ali aromatizadores que vão deixar a casa cheirosa. Confira cinco boas ideias e inspire-se!

Crédito: Marcos Lima

Espelhos e mais espelhos, de diversos tamanhos e formas, enfeitam a parede. Combinados às duas cadeiras e ao descolado criado-mudo com luz de leitura, criam um cantinho para leitura ou para recepcionar amigos. Aromas herbais, como chá verde, vão bem nesse tipo de espaço, que transmite a ideia de acolhimento. Repare que atrás de cada degrau há uma pequena escultura de arame, onde aparecem moldadas palavras como “amor” e “relax”. Criação da designer paulistana Ana Moraes.

Crédito: Marcos Lima

Aqui, o vão embaixo da escada virou um pequeno jardim. A estrutura de ferro vermelho emoldura este cantinho, que convida à meditação. Plantas de sombra, como a arália (Aralia elegantissima), rente ao muro, e o pacová (Philodendron martianum), à frente, garantem o verde. Placas de concreto formam um caminho, enquanto um delimitador plástico separa a grama- são-carlos dos seixos de rio.

Crédito: Marcos Lima

Na falta de espaço para ter mais um banheiro em casa, o canto embaixo da escada pode ser a solução. O importante é ter um pé-direito suficiente para não bater a cabeça nos degraus. Este ambiente tem 1,77 m de altura na área central. Na hora de decorar, o branco predominante ajuda a tornar o lavabo mais amplo e claro. Por causa das medidas diminutas, é necessário também escolher louças compactas – a pia mede apenas 43 x 23,5 cm. E, na ausência de janelas, quatro furinhos no verso da escada e da porta garantem uma ventilação mínima. Para deixar esse novo cômodo sempre pronto para dias de visita, aromatize-o com cítricos suaves, como tangerina.

Crédito: Marcos Lima

Este canto virou um misto de memorial e escritório. Na parede, fotografias, postais, desenhos… Alguns pregados, mas a maioria colada com fita adesiva. Sobre a mesa, espaço diminuto, mas suficiente para funcionar como área de trabalho da decoradora pauistana Luciana Colesanti. Os móveis foram recuperados para ganhar vida nova embaixo da escada. A mesa antiga foi lixada e recebeu tinta acrílica semibrilho. A cadeira de plástico, resgatada do lixo, também foi pintada e ficou como nova. Para criar um clima estimulante, vá de chá verde na aromatização, fragrância que ativa o raciocínio e, por isso, é indicada para home offices.

Crédito: Marcos Lima

E, para finalizar, um exemplo de pouco espaço, sem altura suficiente para um cômodo novo, mas que não poderia ser desperdiçado. Virou uma pequena estante. Um móvel desenhado sob medida dá conta de abrigar livros, porta-retratos e bibelôs. Este cantinho, aliás, é perfeito para instalar o aromatizador ou borrifar um spray de sua preferência para deixar a sala cheirosa. A partir dali, o aroma vai se espalhando lentamente pelo ambiente. Na decoração, a arquiteta paulistana Mariana Cecchini deixou a base branca, valorizando-a com lambris na parede lateral. E, na superfície do fundo, usou um tom de mostarda e acentuou as linhas geométricas destacando os degraus da escada com tábuas de cumaru.

Produzido por Soluções de Conteúdo do Núcleo Casa & Construção da Abril Mídia

 

Add comment


Security code
Refresh

VALÉRIA & VOCÊ

Valéria & Você!


Valéria de Fátima é intensa, de bem com a vida, antenada, amiga e imparcial. Este blog é nosso, mulheres e homens que se enveredam por muitos caminhos, pois sabem que são especiais.


Sejam todos bem vindos!


Boa leitura.

Curta a página

@Tweets

Informação

A categoria Saúde do blog Valéria&Você, é um espaço informativo sobre os temas relacionados à saúde, não é um substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Publicidade

Publicidades