Get Adobe Flash player
Home VIVER MELHOR Sua Vida O que significa a Semana Santa

O que significa a Semana Santa

O que significa a Semana Santa

A Semana Santa marca a chegada de Jesus Cristo em Jerusalém, a última ceia com os 12 apóstolos, a crucificação e da Páscoa.


As missas marcam a Semana Santa dos católicos

No calendário cristão, a Semana Santa é marcada pela ressurreição de Jesus Cristo. No dia 6 de abril, sexta-feira, será feriado nacional por ser marcado pela Paixão de Cristo. Durante os dias que antecedem essa data da crucificação de Jesus algumas celebrações são realizadas por todo o mundo. A chamada Semana Santa termina no domingo de Páscoa, data em que os religiosos e tementes a Deus acreditam que Jesus ressuscitou. Nesse dia (8 de abril), as pessoas trocam ovos de chocolate como forma de relembrar a fertilidade e o nascimento em boa parte do mundo.

Em alguns países, que gostam de comemorar a data com mais tradicionalismo, a troca de ovos de galinha é comum. Eles são pintados com e decorados antes da troca acontecer. No Brasil, a maior parte da população se declara Católico, e faz parte da tradição pascal, na Semana Santa, assistir e participar de encenações da Paixão de Cristo. Entenda como é lembrada a Semana Santa pelos católicos:

Domingo de Ramos (1º de abril)

Jesus Cristo chegou a Jerusalém em um domingo, montado em um jumento. Ele foi recebido por centenas de pessoas com ramos de oliveiras nas mãos. Geralmente, o domingo começa com uma procissão de fiéis, cantando hinos e carregando ramos. Quando chegam na igreja, uma missa é celebrada com leitura de trechos bíblicos sobre o sacrifício de Jesus Cristo.

Segunda, terça e quarta-feira santas (2, 3 e 4 de abril)

Durante esses três dias são ministradas missas, onde os fiéis pedem a Deus bons frutos na vida pessoal e religiosa e são lidos trechos bíblicos referente a salvação.

 

Missa de lava os pés

Quinta-feira Santa (5 de abril)

Durante a noite, a Igreja celebra a última ceia de Jesus Cristo, que aconteceu com os 12 discípulos antes da crucificação. Na ocasião Jesus vai instituir o sacramento de seu corpo e de seu sangue, que é a Eucaristia, que acontece durante as missas. Em seguida, acontecerá a missa de lava pés, onde 12 pessoas serão escolhidas para representar os discípulos de Jesus. Esse gesto representada a humildade.

Sexta-feira da Paixão (6 de abril)

Os fiéis se reúnem para lembrar a trajetória de Jesus durante a sua crucificação. Durante a cerimônia são lidas passagens bíblicas do Antigo e do Novo Testamento, que contam os sacrifícios que Cristo. A encenação da morte de Jesus é realizada e em alguns casos é realizada a procissão que relembra o enterro de Jesus Cristo.

No sábado de aleluia não tem missa por causa da morte de Jesus

Sábado Santo (7 de abril)

Nessa data não há missas, é um momento de luto, de silêncio e orações. Durante a noite acontece uma celebração pascal, onde o padre abençoa o fogo que acenderá uma grande vela denominada Círio Pascal. A igreja se apaga e o padre abençoa a vela com orações e entra no local.

Domingo de Páscoa (8 de abril)

Por fim, no domingo de Páscoa, quando se completa a quaresma (os 40 dias de preparação dos católicos para a ressurreição de Jesus Cristo, onde muitos fazem penitências, como a privação de carnes, por exemplo), o fim da Semana Santa é celebrado com hinos e missas.

Conteúdo do site Mundo das Tribos

Add comment


Security code
Refresh

VALÉRIA & VOCÊ

Valéria & Você!


Valéria de Fátima é intensa, de bem com a vida, antenada, amiga e imparcial. Este blog é nosso, mulheres e homens que se enveredam por muitos caminhos, pois sabem que são especiais.


Sejam todos bem vindos!


Boa leitura.

Curta a página

@Tweets

Informação

A categoria Saúde do blog Valéria&Você, é um espaço informativo sobre os temas relacionados à saúde, não é um substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

Publicidade

Publicidades